Conheça Ana Lélia: cantora brasiliense que une MPB, Pop e World Music com versatilidade e maturidade

Ana Lélia é um daqueles nomes que carregam mais do que talento — carregam história, coragem e reinvenção. Aos 51 anos, a cantora, compositora e produtora musical vive um renascimento artístico inspirador após um hiato de 20 anos longe dos palcos. Morando no exterior e atuando como professora universitária, ela decidiu, há 8 anos, retornar ao Brasil e mergulhar de vez na música, desafiando um mercado etarista e desigual — e mostrando que talento e arte não têm prazo de validade.

Desde então, Ana construiu uma sólida trajetória independente a partir de Brasília. Criou a Girassol Studios, produtora fundada ao lado do músico Jonathas Pingo, e passou a produzir não apenas suas próprias canções, Mas também artistas da cena local, nacional como Roberto Menescal e Sabrina Parlatore, e internacional como o trompetista indicado ao Grammy Internacional Theo Croker.

Além disso, é cordenadora do projeto Elas Cantam, coletivo feminino que une vozes e histórias em shows anuais de grande sucesso no Distrito Federal. Em sua caminhada, Ana já emplacou cinco canções autorais em novelas nacionais — sendo uma na Malhação da TV Globo (2019), na qual atuou como autora e intérprete, e outras quatro no SBT, nas vozes e em parceria de composição com Davi e Mariana Campolongo.

Sua presença na mídia tem sido crescente. Em 2024, participou do programa especial Toca Brasília, na Globo, e em 2025 foi destaque em duas ocasiões: nos 60 anos da TV Globo Brasília, representando a cidade como artista, e em um programa especial do SESC-DF pelo Dia Internacional da Mulher, ambos exibidos pela emissora.

Ana também é uma das vozes por trás do projeto Elas Mineiras, um duo ao lado da ex-semi-finalista do The Voice Brasil, Larissa Vitorino, onde celebram a cultura de Minas Gerais por meio de clássicos e histórias. O projeto já soma três shows de sucesso e uma abertura para Jorge Vercillo, pelo SESI DF.

Recentemente, Ana foi convidada a apresentar um novo programa de entrevistas na Rádio Minas BH, voltado a artistas independentes — um novo espaço para que sua voz e a de tantos outros talentos ganhem mais visibilidade.

Com um som que ela define como world music, Ana Lélia mistura pop, MPB, samba-funk, samba-rock e bossa, e compõe tanto em português quanto em inglês. E recentemente lançou “Até o Sol Sambar” que vale muito apena conferir

Encontre a artista em:

Youtube / Spotify / Instagram

Postagens populares:

Edit Template